NEW SOLUTIONS BRASIL
SOLUÇÕES PARA SUA EMPRESA
Tubo de Vórtice EXAIR - Temperaturas tão baixas quanto -46°C e tão altas quanto 127°C!
O Tubo de Vórtice (Vortex Tube) foi inventado por acaso em 1928 por George Ranque, um estudante de física francês da École Polytechnique de Paris. Ele estava realizando experimentos em uma bomba do tipo vórtice que havia desenvolvido e notou durante o experimento que ar quente saía de uma extremidade e ar frio da outra. Ranque rapidamente mudou seu foco da bomba para iniciar uma empresa aproveitando as possibilidades comerciais deste pequeno e estranho dispositivo que produzia ar quente e ar frio usando apenas ar comprimido. A empresa não teve sucesso e o tubo de vórtice foi esquecido até 1947 quando Rudolph Hilsch, um físico alemão, publicou um artigo amplamente lido sobre este dispositivo o que levou o tubo de vórtice ao ambiente de fabricação industrial.
Uma explicação básica sobre seu funcionamento - O ar comprimido que é injetado na câmara de giro do tubo de vórtice entra em movimento de rotação numa velocidade muito alta. À medida que o ar gira, ele é aquecido e se move em direção à válvula de controle. Uma parte desse ar quente sai por essa válvula. O resto do ar que agora diminuiu de volume é forçado a voltar pelo tubo em um vórtice interno pelo centro da primeira corrente de ar de alta velocidade. Enquanto uma corrente de ar se movimenta para um lado do tubo a outra se movimenta em sentido contrário e ambas giram na mesma direção à mesma velocidade angular. Assim, uma partícula na corrente interna completa uma rotação no mesmo tempo que uma partícula na corrente externa. Segundo o princípio de conservação do momento angular, a velocidade de rotação da corrente em vórtice menor deveria aumentar. No entanto, no tubo de vórtice a velocidade de rotação da corrente em vórtice menor interna permanece a mesma. O momento angular é perdido na corrente em vórtice interna. A energia que é perdida é transferida como calor para corrente em vórtice externa. Assim, a corrente em vórtice externa é aquecida e a corrente em vórtice interna é esfriada saindo na extremidade oposta como ar extremamente frio!!!
(EXAIR Catálogo 33)
Utilizando desta tecnologia, os Tubos de Vórtice da EXAIR Corporation oferecem soluções eficientes e de baixo custo para o resfriamento de produtos e materiais.
• Construídos em aço inoxidável, são resistentes à corrosão e oxidação, proporcionando anos de operação confiável e livre de manutenção.
• Um tubo de vórtice usa ar comprimido como fonte de energia, não possui partes móveis e produz ar quente em uma extremidade e ar frio na outra.
• O volume e a temperatura dos dois fluxos de ar são ajustáveis com uma válvula embutida na exaustão de ar quente.
• São possíveis temperaturas tão baixas quanto -46°C e tão altas quanto 127°C!
Existem muitos usos para os tubos de vórtice EXAIR em aplicações de resfriamento incluindo: resfriamento de eletrônicos, operações de usinagem, câmeras de CFTV, peças soldadas, amostras de gases, selos térmicos, câmaras ambientais, soldas ultrassônicas, soldas e ajustes de hot melt, resfriamento de ferramentas de corte, resfriamento de peças injetadas ou sopradas, em processos de vacuum forming, selagens, extrusões de tubos plásticos, em ajustes de termostatos, fotocélulas de segurança de queimadores industriais, pirômetros e muito mais.